CLC-Cultura, Lingua e Comunicação (5),(6) e (7)


Na UFCD, CLC5: Cultura, Língua e Comunicação, que se dividiu em quatro DRs, começamos por falar no DR1 do telemóvel, o que representa para nós o telemóvel, qual a sua utilidade, as suas vantagens e desvantagens, no uso do telemóvel na nossa vida pessoal.
No DR2 falamos do computador, da sua importância para o desenvolvimento da sociedade e quais as mudanças que ele veio introduzir na sociedade.
No DR3 falamos da publicidade, os vários tipos de publicidade que existem e qual é a principal função da publicidade, como nós sabemos a sua principal função é vender ou influenciar determinado comportamento, junto do seu público-alvo.
No DR4 o tema central foi a Internet, onde refletimos sobre a função da Internet no trabalho artístico (aspectos positivos e negativos).
O desenvolvimento e a difusão das novas tecnologias da informação e da comunicação levaram a uma transformação do mundo e da maneira como trabalhámos.
A função da Internet no trabalho artístico é que veio facilitar as tarefas do trabalho individual.
Hoje com a ajuda do computador e de programas específicos é possível criar projetos e ver virtualmente como eles ficaram na realidade depois de prontos e isso tanto é bom para o profissional que está a elaborar o projeto como para o cliente pois pode ver se a obra corresponde ao que pretendia.
Tivemos que expor a nossa posição pessoal face aos conteúdos disponibilizados na Internet, mostrando através da argumentação, o alcance da informação selecionada.

Bem, a nossa opinião acerca dos conteúdos disponibilizados na Internet é um pouco reticente, pois existe muita informação disponível que não tem valor ou seja é falsa, haveria de haver mais controle por parte de quem manda e controla.

Na UFCD CLC6 Urbanismo e Mobilidade, que se dividiu em quatro DRs, a unidade de competência era intervir em questões relacionadas com mobilidade e urbanismo, mobilizando recursos linguísticos e comunicacionais no reconhecimento das funcionalidades dos diversos sistemas de ordenamento, da existência do planeamento urbano, das oportunidades de trabalho em contextos rurais e urbanos e do enriquecimento cultural que os fluxos migratórios geram interpretando-os como factores que reforçam a qualidade de vida.




  
Na UFCD CLC7 os principais objetivos eram: agir em contextos diversificados conseguindo identificar os principais fatores que afetam quer a mudança social, quer a evolução dos percursos individuais e, sendo capaz de mobilizar saberes relativos á ciência e a dinâmicas institucionais de modo a poder formular opiniões críticas perante várias questões.
 No DR1 o tema principal era, o elemento e os objetivos deste DR eram: intervir tendo em conta que os percursos individuais são efetuados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação.
 Explicamos ainda, de que modo é que os contextos de aprendizagem não formal (aquelas que não têm diplomas) são umas das fontes de aprendizagem ao longo da vida e podem servir para aumentar a nossa cultura.
 Na minha opinião, nós vamos adquirindo conhecimentos ao longo de toda a nossa vida e esses conhecimentos vão enriquecendo-nos culturalmente.
No DR2 elaboramos com a ajuda da formadora um curriculum vitae, uma carta de apresentação e uma carta de candidatura espontânea a um anúncio de emprego.
 No DR4, o tema central era: leis e modelos científicos, e os objetivos deste DR eram identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, língua e da comunicação.
 Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História.
 Esse período não foi registado por nenhum documento escrito, pois é precisamente a época que antecede à escrita.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.
 Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período foi dividido em duas fases: Paleolítico, e Neolítico.
    A Pré-História constituiu o período mais longo da história da humanidade.