Criatividade em Comunicação

Na UFCD, Criatividade em Comunicação os principais objectivos eram:
Organizar e analisar briefing de comunicação desenvolvendo planos de comunicação criativos tendo em conta os objectivos específicos.
Os conteúdos do módulo eram:
-Briefing e AD Brief;
-Eixo de Comunicação;
-Conceito ou ideia criativa;
-Ideia criativa;
-Criatividade e inspiração;
-Processo criativo;
-Métodos de estimulação da criatividade;
-Avaliação de ideias

Começamos por definir o que significa o Briefing, que significa o resumo de uma discussão e são os pontos a discutir.
Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita, ao contacto ou, diretamente a um grupo da agência.
Vimos as técnicas de criatividade que temos ao nosso dispôr para estimular a nossa criatividade, são elas:
-Brainstorming;
-Brainstorming inverso;
-Caixa de sugestão;
-Cocriaçao;
-Concept Fan (ventilador de conceitos);
-Conversa peripatética;
-Dramatização;
-Foco na experiência;
-Listagem de atributos;
-Mapa mental;
-Parasita;
-Questionamento de suposições;
-Random Input (input aleatório);
-Reversal;
-Scamper (substituir, combinar, adaptar, modificar, outros usos, eliminar e rearrumar.)
-Sourcing (imersão e integração de novos contextos)
-Troca de papel;
-Triz
Das técnicas referidas anteriormente nós colocamos em prática a do Brainstorming,
Tempestade cerebral" ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de uma pessoa ou de um grupo, colocando-a ao serviço de objetivos predeterminados. O tema central escolhido pelo meu grupo foi a crise.
Outra das técnicas que elaboramos foi o mapa mental ou mind map.
O objetivo desta técnica é dar a maior liberdade possível à mente.
Começamos por escrever o tema central no centro de uma folha.
Em seguida, desenhamos diversas linhas a partir dele e escrevemos nos seus extremos as palavras-chave, por exemplo, "objectivos", "benefícios", "desenvolvimento", "técnicas" e "princípios", etc.
Com a crise que enfrentamos é urgente criar novas perspetivas, novas propostas e novas soluções.
A evolução da sociedade está intimamente ligada à capacidade criativa e imaginativa que ela possui e oferece, daí ser muito importante a criatividade em comunicação.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana