Comportamento do Consumidor/Marketing - Centralidade no Cliente/Estratégias de Fidelização

Os principais objectivos da UFCD, Comportamento do Consumidor eram: identificar e analisar os principais comportamentos e atitudes dos consumidores, decisões de compra.
Dentro do comportamento do consumidor vimos as variáveis explicativas, análise do processo de tomada de decisão, interveniente no processo de decisão de compra, riscos ponderados, critérios de avaliação do serviço, tipologia dos clientes.
Dentro destes tópicos, vimos quais são as necessidades primárias são elas: alimentação, saúde, educação e vestuário básico.
As necessidades secundárias são: ir ao café, restaurante, telefone, ir ao cinema, etc.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana

Na UFCD, Marketing Centralidade no Cliente falamos sobretudo do cliente.
Antigamente, os objetivos de marketing eram as vendas em grande quantidade, sem se preocupar com os clientes.
Os modelos de consumo, mudaram radicalmente a ótica da produção e, posteriormente, das vendas que procurava colocar toda a produção no mercado, deu lugar a uma perspetiva virada para o consumidor.
Hoje em dia, existe uma preocupação em desenvolver investigações de mercado a aproximar-se o mais possível ao conhecimento e compreensão dos problemas de consumo dos clientes a fim de elaborar bens e serviços muito próximos das suas necessidades.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana












Na UFCD Estratégias de Fidelização, aprendemos que fidelização é reter os clientes, para que estes não prefiram a concorrência e para aumentar o valor dos negócios que eles proporcionam. As empresas desejam clientes fiéis para obter vantagens financeiras.
Como nos relacionamentos pessoais, a fidelidade não se compra, conquista-se a longo prazo através de atitudes que transmitam confiança, respeito, cuidado e atenção.
A fidelização, é um processo contínuo de conquista da lealdade, porque nenhum cliente é fiel de vez em quando, nem para sempre.

Albertino Macedo
Márcia Macedo
Vasco Viana