Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) 5, 6 e 7


Na UFCD Sociedade, Tecnologia e Ciência 5 abordámos vários temas entre os quais destaco um que fizemos no DR2 sobre os meios de comunicação social e a sua evolução.
O DR3 também foi muito interessante, pois ficamos a conhecer melhor os vários tipos de satélites que existem, deixo-vos alguns exemplos:
-Satélites meteorológicos;
-Satélites militares;
-Satélites de informação;
No DR4 falamos da Internet, da sua arquitetura, o seu protocolo, estrutura, difusão social, dos crimes que estão relacionados com a Internet, a pedofilia, o plágio,etc.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana

Na UFCD- Sociedade,Tecnologia e Ciência 6 Urbanismo e Mobilidade abordamos vários temas distintos.

No DR1-Construção e Arquitetura, falamos da evolução das habitações ao longo dos tempos, onde vimos que a habitação é desde os tempos ancestrais o abrigo usado pelo homem para se proteger das ameaças do meio ambiente ou do seu semelhante.
Definido como lugar em que se habita, o termo confunde-se no uso corrente, com domicílio, residência, moradia ou vivenda, a habitação trata-se do meio ambiente material onde se deve desenvolver a família, considerada unidade básica da sociedade.


 No DR2-Ruralidade e Urbanidade vimos quais os setores económicos, são eles 3:
-o setor primário (agricultura, pesca e pecuária);
-o setor secundário (industrias, setores de energia, obras públicas e construção civil);
-o setor terciário (não elabora produtos, proporciona serviços como o comércio, educação, médicos e professores).
A evolução dos setores económicos passa pela diminuição do setor primário e um crescimento no secundário e terciário.
No DR3- Administração, Segurança e Território, a segurança interessa a todos os cidadãos e todos têm um papel importante a desempenhar, para tornar as estradas mais seguras.
Neste DR falamos da importância e do papel das diferentes instituições que regulam a rede rodoviária nacional como, por exemplo: a direção geral de viação, Instituto das Estradas de Portugal, Brigada de Trânsito.
No DR4-Mobilidades Locais e Globais falamos das razões que terão levado um povo tão pequeno como o português a espalhar-se pelo mundo inteiro.
As explicações são muitas, os maiores contingentes migratórios devem-se, essencialmente, a razões de ordem económica, cultural, catástrofes naturais, guerra, fuga a perseguições religiosas e politicas,etc.
As migrações existem antes mesmo de surgirem os primeiros meios de transporte.
Contudo, estes vieram revolucionar e facilitar a deslocação de pessoas.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana

Na UFCD, Sociedade, Tecnologia e Ciência 7, abordamos os seguintes conteúdos:
No DR1 o elemento, falamos sobre a exclusão social, discriminação e racismo e após termos debatido estes temas elaboramos uma atividade onde tivemos que identificar situações do nosso dia a dia onde verificamos que existe exclusão social ou discriminação.
Em seguida, tivemos que apontar medidas que deveriam ser adotadas de forma a integrar na sociedade as pessoas portadoras de deficiência.                                                              
No DR2-Processos e Métodos Científicos, tivemos que fazer uma reflexão sobre as várias técnicas ou procedimentos de recolha de informação com que já nos deparamos ao longo da nossa vida.
Falamos, ainda, das modificações organizacionais que vêm acontecendo ao longo dos últimos anos nas empresas. Na minha opinião, é muito importantes as empresas inovarem tecnologicamente pois permite-lhes ter uma maior vantagem competitiva e a tecnologia também permite às empresas terem mais produção e assim, desta forma, satisfazer um maior número de clientes e com menos mão de obra.
No DR3, abordamos vários temas controversos, tais como: a legalização da interrupção voluntária da gravidez, a legalização da prostituição, a legalização das drogas e sobre os transexuais e após termos elaborado um power point com as vantagens e desvantagens da sua legalização, debatemos com os colegas e demos a nossa opinião sobre o assunto.

No DR4, tivemos que explicar a importância do 25 de Abril para a população e para o país.
As pessoas passaram a ser livres para poderem fazer o que até aí não lhes era permitido.
Após a revolução de 25 de Abril o país fechado passou à história, até a sociedade para as mulheres se tornou mais livre, começaram a vestir de maneira mais arrojada para a época, conduziam, já podiam entrar sozinhas num bar, começaram a trabalhar fora e longe de casa.
Na minha opinião, o 25 de Abril foi muito importante para todos nós apesar da situação financeira em que nos encontrámos, somos um país livre.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana