Mercado - Carateristicas e Beneficios/Mercado - Comercialização e Segmentação/Mercado - Estudo e Análise

Os principais objetivos de Mercado- Caracteristicas e Benefícios são:
Identificar as características e os benefícios dos diferentes tipos de mercado, reconhecendo a influência das variáveis de mercado na atividade comercial.
Um mercado é o conjunto de consumidores reais e potenciais de um produto, esses consumidores compartilham uma necessidade em particular ou um desejo que pode ser satisfeito através da troca, logo a dimensão do mercado depende do número de pessoas que têm a necessidade e recursos para se envolverem numa troca e que estão dispostas a oferecer esses recursos em troca daquilo que desejam.
Num mercado pretende-se satisfazer as necessidades de consumidores através de estratégias de marketing integrado que permitam a obtenção de lucros com a satisfação dos clientes.



Mas muito mais que conhecer o mercado é necessário que o profissional de marketing saiba corretamente o que encontrar num mercado, antes de oferecer os seus produtos ou serviços, são pequenas variáveis que transformam o ambiente em algo favorável à colocação do produto ou então determina a procura por um mercado menos saturado, mais atrativo ou então mais fácil de trabalhar, usando estudos aprofundados e com consciência das ações tomadas.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana

A segmentação de mercado é um elemento de trabalho importante para a eficiente atividade da empresa.
Referimo-nos essencialmente a três classificações de mercado. Mercado real, mercado potencial e mercado total.
O mercado real, é o volume de vendas efetivo de um determinado produto ou número de consumidores que compram o produto.
O mercado potencial, é a estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto, ou conjunto de compradores, que estão em condições de adquirir esse produto.
O mercado total, engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto.
Concorrência, é a disputa entre produtores de um mesmo produto ou serviço com vista a angariar a maior parcela do mercado possível. As principais variáveis que orientam o jogo da concorrência são:
O preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem de que o produto goza junto dos consumidores. Assim, as atividades que dizem respeito diretamente à imagem do produto, como a publicidade e a programação visual são tão estratégicas quanto a distribuição e o preço, por isso, a concorrência pressupõe a existência de um grande número de produtores atuando livremente no mercado, de um mesmo produto ou serviço, de modo que tanto a oferta como a procura se determinem em condições de razoável equilíbrio sem influência ilegítima principalmente sobre o preço do produto.
Como se sabe, o mercado não é homogéneo, ao fazer a segmentação de mercado a empresa vai tentar conhecer melhor o seu mercado. Por isso, segmentar o mercado significa dividir o mercado global em partes denominadas de segmentos.
O mercado é heterogéneo e, por isso, tem de ser segmentado desta forma, as atitudes perante esses segmentos poderão ser diferentes.

Então, podemos definir as seguintes estratégias face à segmentação: a estratégia de marketing indiferenciado, estratégia de marketing diferenciado e estratégia de marketing concentrado.
A estratégia de marketing indiferenciado é um único produto para todos os segmentos, uma única forma de comunicação, uma única embalagem.
A estratégia de marketing diferenciado é reconhecer os segmentos que contemplam, os diferentes produtos, as diferentes formas de distribuição, as diferentes formas de comunicação e as diferentes formas de embalagem.

Na estratégia de marketing concentrado, perante os diferentes segmentos, a empresa opta por abdicar de uma pequena posição num grande mercado a favor de uma grande posição num pequeno mercado.
Os critérios para segmentar são 5, os geográficos onde estão inseridas as regiões, dimensões das localidades; os demográficos estão relacionados com o local de habitação, nacionalidade, sexo, idade, composição da família; os socioeconómicos relacionados com o rendimento, nível de instrução; os critérios psicográficos que estão relacionados com os comportamentos onde está incluído a classe social, convicções politicas, sociais, atitude face á inovação e as atitudes de compra e de consumo relacionadas com a frequência de compra, grau de adesão aos produtos, benefícios procurados, tipo de consumidor. Segmentando um mercado interessa saber se todos os segmentos são vantajosos para a empresa: então há que escolher os mais atrativos, os que melhor se ajustam à empresa e ao produto.
E temos várias características a que deve obedecer um bom segmento de mercado, a homogeneidade, mensurabilidade, acessibilidade e a substancialidade. O segmento deve ter um conjunto de características que são comuns a todos os elementos que o compõem, se o segmento de mercado for homogéneo possibilitará apenas uma forma única de atuação da empresa perante ele como, por exemplo: o segmento de detergentes para a máquina de lavar.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana


Mercado - Estudo e Análise
Um mercado descreve todos os compradores e vendedores que realizam alguma transação com bens ou serviços. No entanto, para um profissional de marketing o mercado é um grupo de compradores reais e potenciais de um produto.
Um mercado é um grupo de compradores e uma indústria é um grupo de vendedores, portanto, o tamanho de um mercado é definido pelo número de compradores que possam existir para uma oferta específica.
Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controlo directo da organização, mas que, de forma directa ou indirecta, podem influenciar com maior ou menor intensidade. Uma análise de mercado deve ser efetuada não apenas numa perspetiva estática, mas também dinâmica, procurando identificar oportunidades que a empresa possa aproveitar e as ameaças que deva evitar ou reverter a seu favor.
Na elaboração de um estudo de mercado e para servir de forma eficiente os seus clientes, o fornecedor deve estar certo de quais são as múltiplas necessidades do cliente, qual a melhor maneira de as satisfazer e como comunicar eficazmente a natureza dos bens ou serviços que oferece, por isso, o estudo de mercado permite reduzir o risco nas decisões de gestão detetar problemas e novas oportunidades de negócio, controlar e avaliar o grau de penetração de um produto no mercado bem como a sua imagem e notoriedade.

As principais informações a obter sobre os consumidores dividem-se em quatro grandes categorias: as características externas dos consumidores que incluiem informações de caráter genérico sobre o cliente como o sexo, idade, etc. Comportamentos de consumo são os dados relativos à forma como os consumidores interagem com os produtos ou serviços; atitudes dos consumidores com estas informações pretende-se definir não só o que os clientes fazem mas, sobretudo, o que pensam sobre a marca e a ultima categoria é o processo de decisão de compra, isto é, quais são as verdadeiras motivações por trás do comportamento dos clientes, quais os critérios de escolha que mais valorizam.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana