Serviço, Posicionamento e Diferenciação


Na UFCD Serviço, Posicionamento e Diferenciação,os objectivos eram, definir o posicionamento da marca no mercado com base nos princípios da identificação e diferenciação.
Os serviços apresentam algumas características particulares das quais se destacam quatro;
- Inseparabilidade, isto é, o serviço não pode ser separado do provedor do mesmo;
- Intangibilidade, expressa a noção de que um serviço, não tem nenhuma substancia física, o que fica na posse do consumidor é o resultado da prestação do serviço como por exemplo: o cabelo cortado;
-Perecibilidade, isto é, a produção do serviço e o seu consumo dão-se no mesmo momento, não pode ser armazenado;
-Heterogeneidade, expressa a noção de que um serviço pode variar em padrão ou qualidade de um fornecedor para outro ou de uma ocasião para outra.
O papel da marca no serviço, tem uma função relevante a desempenhar que, pela sua intangibilidade, é difícil de avaliar antes do seu consumo. 
A marca, é a representação simbólica de uma identidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como por exemplo: um sinal de presença, uma simples pegada.
Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone, uma simples palavra pode referir uma marca.


Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana