Marketing Mix/Marketing Mix de Serviços

Marketing Mix, é o conjunto de instrumentos controláveis do marketing: produto, preço, distribuição e promoção, que a empresa utiliza para produzir a resposta desejada no seu público-alvo.
A primeira variável do marketing mix o produto/ serviço é tudo aquilo que é capaz de satisfazer um desejo, uma necessidade e que, por isso, tem um valor para o consumidor.
Um produto pode ser um bem físico, um serviço intangível ou uma combinação de ambos.
O ciclo de vida do produto  é introdução, crescimento, maturidade e o declínio.
O preço de um bem ou de um serviço é a quantidade de moeda que é necessário despender para o obter.
O preço, é um instrumento fortíssimo para a construção do posicionamento do produto, algumas empresas são bem sucedidas praticando preços muito altos e um posicionamento igualmente elevado. Por exemplo, alguns são vendidos por preços muito superiores a outros, basta pensar nas marcas de luxo como a BMW, a Lexus, etc.

A política de distribuição, variável do marketing mix, tem por preocupação fundamental a seleção, escolha e gestão dos canais de distribuição.
Distribuir produtos~é colocá-los no local certo, no momento certo, em quantidade suficiente e com os serviços necessários à sua venda, consumo e, por vezes, manutenção.
A política de comunicação é a troca de informação entre o emissor e o receptor.
Todos os grandes exemplos de comunicação bem sucedidos têm como ponto comum a continuidade, o mesmo posicionamento, a mesma promessa, o mesmo estilo.
As campanhas mudam todos os anos mas na realidade utilizam sempre os mesmos eixos, é o caso dos sumos compal com o slogan “compal é mesmo natural”, a campanha é atualizada semanalmente mas o eixo de comunicação mantém-se ao longo do ano.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana

 

 
Marketing de Serviços é o conjunto de atividades que tem como objetivo a análise, o planeamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.

As oito variáveis do Marketing de Serviços são:
-produto/serviço
-processo
-momento e lugar
-produtividade e qualidade
-pessoas
-comunicação e educação
-evidencia física
-preço e outros custos dos serviços
Num mercado cada vez mais competitivo deve-se ter sempre em mente  a rota e o destino onde se quer chegar. Todas as empresas precisam de planeamento e planos para obter sucesso no cumprimento dos seus objetivos e descrever os passos a seguir para os atingir.
O plano operacional de uma empresa deve ser revisto sempre que a empresa sentir necessidade de fazer alterações, isso dependerá do ponto de situação da empresa.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana