Plano de Marketing/Gestão da Comunicação de Marketing/E-Marketing-Mix


O Plano de Marketing é utilizado para descrever os métodos de aplicação de recursos de marketing á obtenção dos objectivos de marketing.
É usado para segmentar mercados, identificar a posição do mercado, prever o tamanho do mercado e planear uma quota de mercado viável dentro de cada segmento de mercado.

Desta forma o processo de planeamento de marketing implica:
-efetuar pesquisa de mercado dentro e fora da empresa;
-analisar os pontos fortes e fracos da empresa;
-fazer previsões;
-fixar objetivos de marketing;
-criar estratégias de marketing;
-definir programas;
-estabelecer orçamentos;
-rever os resultados e reexaminar os objetivos, estratégias ou programas.
O planeamento de marketing, utiliza melhor os recursos da empresa para identificar oportunidades de marketing, encoraja o espírito de equipa e a identidade da empresa, ajuda a empresa a aproximar-se do cumprimento dos seus objetivos.
É um processo contínuo, portanto o plano precisará de ser revisto e atualizado à medida que for executado. Antes de poder decidir os seus objetivos de marketing e estratégias futuras, precisa de compreender a posição da sua empresa e produtos da mesma no mercado.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana




A Gestão de comunicação, surge hoje em dia como um elemento essencial para a vida e o negócio de qualquer empresa.
O Plano de Comunicação é uma análise atual da comunicação de uma empresa, apontando os riscos e oportunidades e apresentando sugestões de melhoria.
Existem vários meios de comunicação que podem ser utilizados na divulgação de um produto, contudo nem todos os meios podem ser controlados pela empresa como, por exemplo, o boato.
A comunicação desempenha um papel fundamental no marketing, este utiliza como “fontes” as empresas e as marcas, sendo os seus recetores os diferentes públicos-alvo, nomeadamente, os seus potenciais clientes, tentando exercer uma influência sobre estes.
Nesta UFCD, elaborámos um plano de comunicação e foi muito interessante ter realizado este trabalho pois pude conhecer um pouco do que é necessário fazer para a comunicação de um produto novo.
Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana







E-Marketing mix, é o processo realizado através da Internet e pelo qual empresas dão a conhecer os seus produtos aos clientes.
Através da Internet, encontramos uma nova e poderosa forma de comunicar. Comunicar, neste meio, significa a conjugação de texto, imagem, dados e som numa só mensagem. As fronteiras físicas desaparecem facilmente, quando se comunica com pessoas de várias partes do mundo, o que permite uma maior troca de informação. A Internet permite-nos segmentar e personalizar as mensagens, passando então a comunicar com a sociedade de uma forma individualizada e personalizada.
Neste módulo criámos uma página na Internet onde divulgámos o produto que tínhamos inovado anteriormente.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana