Inovação em Serviços-Plataformas Tecnológicas

Na UFCD, Inovação em Serviços e Plataformas Tecnológicas começamos por ver o que são serviços, intuitivamente todos sabemos o que é um serviço. Geralmente, o serviço é claramente compreensível e, em muitas vezes, as suas fronteiras podem ser indiscutivelmente identificadas.
Por isso, de maneira bastante abrangente, podemos dizer que um serviço é um benefício que uma pessoa ou empresa entrega para outra empresa ou pessoa.
Os serviços, possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:
-Intangibilidade: serviços são ideias e conceitos (processos), não são patenteáveis o consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço;
-Perecibilidade: se não for usado, está perdido como, por exemplo, cadeira em avião;
-Heterogeneidade: varia de cliente para cliente, é uma atividade voltada para as pessoas;
-Simultaneidade: criados e consumidos simultaneamente, não podem ser colocados em stock participação do cliente no processo, atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.
O mix de marketing, utilizado em serviços é ampliado e conhecido como 7p's.
Além dos 4p's tradicionais (produto, serviço, preço, comunicação e distribuição) utilizam-se mais 3p's que são people (pessoas), process (processos) e physical evidence (evidências físicas) que é o ambiente no qual um serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros itens físicos podem tornar-se palpáveis, a promessa que um serviço representa.
A inovação pode ser definida como: fazer mais com menos recursos por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos, quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade.
A inovação, quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento económico de uma sociedade.
A inovação é fundamental, mas nem sempre é bom ser os primeiros a inovar, por vezes, é melhor esperar para ver o que os concorrentes fazem.
Quem mais inovar possui uma maior vantagem competitiva.

Albertino Macedo
Márcia Azevedo
Vasco Viana